quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Reconhecendo os próprios erros

Sabe quando você acha que uma coisa é uma coisa, mas na verdade é outra coisa? Então, foi mais ou menos o que aconteceu comigo nas últimas semanas.

Não é uma tarefa muito fácil passar por cima do nosso ego e analisar friamente as situações a ponto de reconhecer nossos próprios erros. Dificilmente, seja numa discussão entre amigos ou num relacionamento, reconhecemos as nossas falhas e voltamos atrás para consertar (ou tentar consertar) os nossos erros. Mas se tem uma coisa que eu aprendi nos últimos dias foi que não há nada melhor do que reconhecer que não tivemos as melhores atitudes com o outro.

Nós, seres humanos, estamos sempre exigindo respeito, amor, carinho, ou seja lá o que for, mas o que estamos dando para receber o que desejamos? Qual será a mensagem que estamos enviando ao outro a respeito de nós mesmos? Será que estamos sendo sinceros a respeito do que sentimos? Perguntas, perguntas e mais perguntas. Para respondê-las é preciso olhar para dentro, abrir mão do orgulho e do senso de superioridade.

Voltar atrás e reconhecer que estava errado vale muito a pena, principalmente quando a gente consegue ter uma nova chance de mostrar o contrário e fazer dar certo. Não concordo com a postura que algumas pessoas têm de pensar que, se terminou , se não deu certo, é porque não era pra ser. Em alguns casos realmente, não era pra ser. Mas nem sempre é assim, nem sempre devemos ter essa postura conformista demais. Às vezes não deu certo porque não tivemos a capacidade de parar e analisar friamente os fatos, dispostos a encarar e reconhecer nossos erros. Em alguns momentos, sentar e esperar por uma atitude que nunca vai chegar, porque quem deveria tê-la é você, não vai mudar em nada o problema. Muito ao contrário, acredito que só vai aumentar o sofrimento.

Então é isso. Fazer a parte que nos cabe em todas as situações, acredito que seja a melhor forma de evitar a culpa e arrependimentos futuros. Não sou nenhuma especialista para dar conselhos, mas algumas experiências ajudam a formatar alguns conceitos, rs. Consertemos nossos erros enquanto há tempo e sigamos em frente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário